domingo, 26 de janeiro de 2014

Educação para a cidadania

 Os medos

Olá amiguinhos
Começamos o dia falando dos nossos medos.
Fizemos uma chuva de ideias sobre o medo, escrevemos essas ideias no quadro e depois copiamos para uma folha A3 com letra e posição à escolha. Representamos os nossos medos através do desenho.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Projeto: Histórias de via e vem...


Fábulas

Olá amigos


Chegou o meu dia de apresentar a minha fábula «O leão e os três touros» no âmbito do projeto: Histórias de vai e vem...
Deixo-vos um resumo da fábula.


«Três touros, amigos desde a infância , pastavam juntos e tranquilos na selva. Um Leão, escondido no mato, espreitava-os na esperança de fazer deles o  seu jantar, mas tinha medo de atacá-los enquanto estivessem juntos.
Por meio de astuciosas e traiçoeiras palavras, ele conseguiu criar entre eles a desavença e separá-los.
Assim, tão logo eles pastavam sozinhos, atacou-os sem medo algum, e um após outro, foram sendo devorados sempre que sentia fome.»

Moral da história:Se permites que alguém destrua a harmonia que tens com os que te rodeiam, então podes magoar-te facilmente.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A girafa que comia estrelas



No primeiro dia de regresso à escola da professora,
os Lobitos ficaram um bocadinho eufóricos....
São uns "saltitões" 
:)

Começamos a fazer o estudo da obra...




Começamos por fazer a leitura e interpretação de um texto sobre a girafa, que nos ajudou a preencher o Bilhete de Identidade deste animal.






De seguida foi apresentada à turma a capa do livro, mostrando só uma parte do título:
“A girafa que comia...”.
Pretendeu-se que os alunos antecipassem a palavra que foi tapada, tentando descobrir o que comia a girafa.
As suas ideias foram escritas no quadro  e também fizeram o registo numa ficha própria para esse efeito.






Mas ainda temos muito trabalho para fazer :)

Beijinhos


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cantar as janeiras

Cantar as janeiras

Olá amiguinhos

No dia 8 de janeiro recordamos uma das tradições de Portugal: 
O cantar das janeiras. 
Pelas 13:45h, eu e os(as) meus/minhas coleguinhas da EB de Abrunheira  reunimo-nos no recinto do recreio e cantamos as janeiras para os nossos familiares. No final recebemos uns docinhos.


«As janeirascantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.» Fonte: wikipedia






Projeto: Aprender com as palavras - Lendas de Sintra

Lendas de Sintra 

Olá amiguinhos

Hoje retomamos o projeto: "Aprender com as Palavras - Lendas de Sintra". 
 O Guilherme, em parceria com a sua mãe, apresentaram-nos a lenda  de Santa Eufémia. Para encerrar a sessão ofereceram-nos uns deliciosos biscoitos.






Lenda de Santa Eufémia

    "Diz-se que há muitos, muitos anos, na época em que os Bárbaros dominavam o Reino de Portugal, habitava em Sintra uma princesa muito boa e generosa, de nome Eufémia, estando esta apaixonada por um rapaz humilde.O seu pai, que era um rei austero e conservador, sempre foi contra o amor dos dois, e, por imposição deste, os dois apaixonados acabaram por deixar de se encontrar. 
      Entretanto, o rapaz foi atingido por uma doença infecto-contagiosa na pele, que lhe abrangeu todo o corpo. A mãe do rapaz contou o sucedido à boa princesa que ficou desolada. Deste modo, Eufémia levou o seu amado ao alto da serra de Sintra (hoje em dia onde se situa a capela de Santa Eufémia), ao lugar onde os dois costumavam encontrar-se e lavou-lhe todo o corpo com a água da fonte que ali existia.
      Aos poucos e poucos, as melhoras eram já visíveis, e em pouco tempo o rapaz ficou curado. Como prova do sucedido, a princesa Eufémia marcou o seu pé numa rocha; ainda hoje é visível a marca do seu pé e esse local foi transformado num oratório. O que sucedeu aos dois apaixonados ninguém sabe, o que se sabe é que a princesa ficou a ser adorada como Santa, a sua pequena imagem lá está na Capela de Santa Eufémia (Ermida de Santa Eufémia) e a água com que curou o rapaz seu amado é ainda por todos considerada como milagrosa."

Fonte: Biblioteca Municipal de Sintra

domingo, 19 de janeiro de 2014

Oláááá Lobitos!!!!



Meus queridos Lobitos!

Amanhã a professora regressa à escola para junto de todos vós...
Já estava com muuiiitas saudades e vou dar muitos beijinhos e abracinhos aos meus Lobitos.

Deixo aqui o vídeo do lanche que fizemos no início do período,
juntamente com os pais!

Foi muito divertido!!




domingo, 5 de janeiro de 2014

DIFERENTES, PORÉM IGUAIS
Trabalho vencedor do concurso de Expressão Plástica, alusivo ao tema "Inclusão", da autoria da Letícia, aluna do 4º ano, turma F, da nossa escola.
Parabéns à vencedora e a todos os participantes neste concurso!

sábado, 4 de janeiro de 2014


    Convida-se toda a comunidade educativa para ouvir as crianças da EB de Abrunheira cantarem as Janeiras, no dia 8 de janeiro pelas 13h45.

    Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro.

    Assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior - ou Melchior - e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus
    Deram-lhe ouro,incenso e mirra.

    Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia.

    Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos. ( Site junior)