domingo, 1 de junho de 2014

Projeto: « Aprender com as palavras»

Lenda da construção do Convento de Mafra!

A nossa coleguinha Patrícia revelou-nos mais uma lenda de Sintra/Lisboa - Portugal.

«Em 1717D. João V mandou construir o Real Convento de Mafra em cumprimento de uma promessa. Se a rainha, Dona Maria de Áustria, lhe desse um filho varão mandava construir um convento dedicado a Santo António. E assim foi, o projecto que pretendia abrigar apenas 109 frades franciscanos tornou-se rapidamente - devido ao ouro que vinha do Brasil e que começou a entrar nos cofres portugueses - num projecto muito ambicioso que empregou 52 mil trabalhadores e passou a abrigar 330 frades.
Os aposentos do rei foram construídos numa extremidade e os da rainha na outra, a 232m de distância. Ao centro, a basílica coberta por uma cúpula e rodeada por duas imponentes torres.
22 de Outubro de 1730, no dia do 41º aniversário de D. João V, procedeu-se à consagração da basílica. A festa de inauguração durou 8 dias.
último rei português - D. Manuel II - dormiu no Palácio-Convento de Mafra na última noite que passou em Portugal, antes de partir para o exílio a 5 de Outubro de 1910 (Dia da implementação da República).»



Sem comentários:

Enviar um comentário